fbpx
ContabilidadeImposto de Renda

Para que serve o informe de rendimento?

Informe de rendimentos

Cuidar da parte financeira de um negócio não é uma tarefa fácil para os empreendedores, mas sim um grande desafio. Taxas a pagar, leis trabalhistas e, principalmente, o informe de rendimentos, são temas que podem causar muita confusão e tomar bastante tempo de quem quer apenas se dedicar à gestão do negócio. 

 

Mesmo optando pela terceirização do serviço com o auxílio de contadores, é essencial que você entenda pelo menos um pouco sobre o assunto, para um controle financeiro de qualidade. Por isso, neste post vamos te explicar mais sobre o que é o informe de rendimentos e para que ele serve. Acompanhe! 

 

O que é o informe de rendimentos? 

 

O informe de rendimentos é um documento que deve ser fornecido à Receita Federal, detalhando todos os valores pagos e recebidos por sua empresa, que estão sujeitos a impostos.   

 

Seus fornecedores terão esse informe de rendimentos como base para declararem seus Impostos de Renda. Nele também consta os valores pagos de impostos, quanto foi contribuído de INSS, além de gastos com plano de saúde coletivo, caso sua empresa ofereça aos funcionários. 

 

Para que ele serve? 

 

Como citamos acima, o Informe de Rendimentos é usado para a Declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal, ao receber os dois documentos, cruza os dados e verifica se há alguma discrepância. Caso isso aconteça, o contribuinte cai na malha fina ou pode até ser acusado de sonegação. 

 

Caso o contribuinte entre na malha fina, é preciso corrigir os dados e entregar a declaração retificadora para a Receita. Se o Imposto de Renda não foi pago, é aplicada uma multa ao contribuinte. Para evitá-las ou até mesmo a dor de cabeça com a retificação do documento, é essencial que todos os valores estejam bem alinhados. 

 

Leia também: 6 erros comuns na declaração de imposto de Renda  

 

 

Porque contar com o auxílio de um contador? 

 

Para quem não gosta ou até mesmo não entende sobre finanças, fazer o informe de rendimentos é muito trabalhoso e confuso, já que é preciso coletar todos os dados financeiros da empresa durante todo o ano, sendo uma tarefa que exige bastante organização e atenção. 

 

Por isso, muitos empreendedores acabam contando com o auxílio de empresas de contabilidade, que identificam pagamentos que não estão em dia, fazendo com que você os regularize, e detalhando todos os dados financeiros de sua empresa para um informe de rendimentos correto.  

 

Um contador evita que dados sejam esquecidos, já que mantém um controle mensal sobre suas finanças, evitando que você caia na malha fina e tenha que pagar multas à Receita Federal, prejudicando o lado financeiro de sua empresa.  

  

Nós sabemos como esse assunto pode ser confuso para quem não entende sobre o sistema financeiro, mas é essencial que você saiba pelo menos o básico sobre o tema, como te explicamos nesse post.  

 

O auxílio de uma contabilidade é muito importante para o sucesso de sua empresa, até porque te ajuda a ter uma visão mais clara sobre as finanças de sua empresa, possibilitando bons investimentos e o crescimento do seu negócio. 

 

A RRW Contabilidade pode te ajudar a controlar todos os aspectos financeiros de sua empresa, poupando seu tempo, que poderá ser destinado apenas à gestão do negócio, visando conquistar mais vendas e se destacar no mercado. Se interessou? Entre em contato conosco. 

 

 

Renata Srbek

Autor Renata Srbek

Renata Srbek é sócia-proprietária da RRW Contabilidade, Consultoria e Auditoria, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e especialista em Gestão Fiscal e Tributária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG.

Mais posts de Renata Srbek

Deixe uma resposta