fbpx
ConsultoriaContabilidadeEmpreendedorismo

O que eu preciso para trocar de escritório de contabilidade?

trocar escritorio de contabilidade

Toda empresa brasileira precisa de um profissional responsável pela manutenção de sua regularidade fiscal, seja um contador particular ou um escritório de contabilidade. 

Contudo, pode acontecer de o empresário ficar insatisfeito com os serviços prestados por esse escritório, seja por falta de um bom relacionamento ou por problemas com prazos, por exemplo. 

Nesses casos, é um direito legal realizar a troca de contabilidade a qualquer momento. Se você tem dúvidas sobre quando é recomendada essa mudança e como proceder, continue lendo e confira.  

Quando a mudança do escritório de contabilidade é recomendada? 

O Código de Defesa do Consumidor prevê que todo empresário tenha o direito de escolher quem será o profissional responsável para atender as demandas contábeis de seu negócio.  

Sendo assim, alguns fatores podem ser motivo para que surja o desejo e/ou necessidade de trocar de escritório, como: 

  • quando o contador ou escritório não possui registro no Conselho Regional de Contabilidade; 
  • quando não há uma formalização do contrato de prestação de serviços contábeis; 
  • quando o atual responsável não cumpre os prazos estipulados; 
  • quando as solicitações de sua empresa não são atendidas em tempo adequado; 
  • quando há falta de conhecimento especializado por parte do escritório em seu segmento de atuação; 
  • quando a contabilidade cumpre apenas o operacional e não passa informações estratégicas. 

Como fazer essa alteração? 

 O primeiro passo é verificar se no contrato assinado com o atual prestador de serviços contábeis consta uma cláusula de multa por rescisão contratual fora do prazo estipulado. Caso não haja multa, basta solicitar a rescisão e formalizar o cancelamento da prestação de serviços, através de um e-mail ou carta registrada. 

Na maioria dos casos, o escritório de contabilidade precisará de um prazo de 30 dias para se organizar e devolver à empresa toda a documentação contábil, fiscal, cadastral e pessoal que estava até então sob sua responsabilidade. 

É fundamental pedir ao escritório um relatório que aponte exatamente a situação corrente da empresa, constando débitos com todos os órgãos municipais, estaduais e federais. Também é importante que o escritório comunique sobre parcelamentos que estejam em andamento e que deverão ser continuados pelo novo responsável pelos serviços contábeis. 

Geralmente o escritório de contabilidade providencia um termo de transferência de responsabilidade técnica para ser enviado ao novo escritório que assumirá a empresa. 

A partir daí e com esses documentos em mãos, é importante agendar uma reunião com o novo escritório de contabilidade, visando transmitir todas as informações necessárias para a elaboração de sua proposta. 

Por fim, deve-se realizar a assinatura do novo contrato de prestação de serviços contábeis, em que constará expressa a extensão de sua responsabilidade técnica sobre seu novo cliente, a empresa contratante. 

Quando acaba a responsabilidade de um escritório e começa a do outro? 

A partir do momento em que o escritório contábil anterior providencia o distrato ou documento de rescisão contratual, exime-se de qualquer responsabilidade contábil sobre a empresa, contando desde a data da rescisão. 

Contudo, vale destacar que caso posteriormente seja detectado algum erro cometido durante a vigência do contrato com a contabilidade anterior, este continua sendo de sua inteira responsabilidade. 

A passagem de responsabilidade de um escritório a outro fica expressa no termo de transferência de responsabilidade técnica. 

Como foi possível ver, trocar de escritório de contabilidade é um procedimento simples e que é direito de todo empresário. Portanto, não faz sentido ficar preso a um contador caso haja insatisfação com os serviços prestados. 

Se esse é o seu caso, venha conversar conosco! Podemos ajudar você no processo transitório e assumir sua conta com tranquilidade.  

Antes de ir embora, aproveite para ler também nosso artigo que mostra 6 aspectos a se avaliar na hora de escolher uma empresa de contabilidade. 

Renata Srbek

Autor Renata Srbek

Renata Srbek é sócia-proprietária da RRW Contabilidade, Consultoria e Auditoria, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e especialista em Gestão Fiscal e Tributária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG.

Mais posts de Renata Srbek

Deixe uma resposta